Transformação Digital - O que fazer? E como fazer?

Atualizado: 29 de Abr de 2021




Quais os desafios para o CIO/CDO? Dúvidas? O que fazer? Como se preparar?


Em uma visão macro...


Primeiro passo: Avalie e valide sua arquitetura tecnológica atual (quais ferramentas disponíveis? Ex.: Ferramentas de controle? ERP? BI? RH? Logística e Estoque? PDV? Etc...).


Segundo passo: Agora vá para outra ponta do processo, e busque maiores e melhores informações sobre os clientes de sua organização, quais necessidades, particularidades, cultura, nível social, localização, jornada de compra, desejos, sonhos e vontades, etc...?

Terceiro passo: Agora volte para sua organização, e vá entender as necessidades e expectativas das áreas de negócios, navegue por todas as áreas, não somente as que fazem interface com TI, mas utilize uma visão voltada para as áreas que entregam valor primário para os clientes, e as áreas que suportam estes entregáveis.

Agora sim!!: Após todo este ciclo de "Discovery", você está preparado para gerar ideias e buscar soluções, claro que o trabalho não é, e nem precisa ser feito de uma forma unilateral, devemos ter outros envolvidos nesta jornada (Por ex.: Outras colaboradores do departamento, algum par de atuação ou uma consultoria que lhe apoie neste "Explore").

Importante: Quando iniciar a busca por soluções, tenha como filosofia "O Usuário", "O Cliente", assim, você irá assegurar uma Inovação de Sucesso!!

Próximos passos: Estabeleça uma governança, e inicie melhorando os seus processos internos (como organização) você verá que já terá melhores resultados para seus clientes. Utilize uma abordagem voltada a inovação e transformação para identificar possíveis soluções (uma consultoria pode lhe ajudar neste momento também), busque soluções que melhoram o dia-dia dos seus clientes, e que sejam eficientes e eficazes, e se surgir ideias que quebram paradigmas, não as descarte, neste momento toda ideia é válida. Após a definição alcançada, adote uma metodologia de gerenciamento de projetos ágil (ela irá te ajudar a organizar e sistematizar os entregáveis).

Com a construção evoluída, inicie os testes e prototipação, avalie os resultados, e implemente!!


por Sylvio Sobreira

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo